quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Se eu fosse uma sementinha


Se eu fosse uma sementinha gostava de ficar estendida ao sol a descansar. Bebia água da chuva para ficar ainda mais bonita. Gostava de ser cor de rosa com um meio amarelo e vermelho. Gostava de ter uns morangos e umas folhas no caule. Também gostava de ter raiz muito forte para ninguém me magoar e para não me conseguirem arrancar.



Matilde Pestana

Se eu fosse uma sementinha


Se eu fosse uma sementinha gostava de ser plantada num lindo jardim, rodeada de lindas flores coloridas, onde as pessoas me pudessem ver crescer.

Gostava muito de ser uma rosa! Os jardineiros iriam regar-me e cuidar de mim com muito amor e carinho! Também gostava de ser a sementinha que quando crescesse fosse uma laranjeira. Antes de aparecerem as laranjas, nascem flores brancas. Essas flores tinham que ter um cheiro muito bom! Depois as pessoas também podiam colher as laranjas e com elas fazer, por exemplo, sumos e bolos!

 

Leonor trindade


Se eu fosse uma sementinha


Se eu fosse uma sementinha

Se eu fosse uma sementinha gostaria de ser uma semente de uma linda flor amarela.

Assim que crescesse dava lindas flores amarelas e todas as pessoas que passavam por mim admiravam - me e diziam que era a flor mais bonita do mundo.

O senhor que me plantou ficaria muito orgulhoso de me ter escolhido naquele saquinho de supermercado.

Primeiro vinha num saco de flores para depois me plantarem na terra. Depois o senhor tinha que me regar todos os dias. Passados uns dias eu começava a crescer. Para crescer melhor também precisava de sol



Beatriz De Oliveira

Se eu fosse uma sementinha


Se eu fosse uma sementinha era de morango.

Crescia debaixo da terra, precisava de muita água para criar folhas e depois me tonar fruto.

Quando crescesse sairia da terra e apanhava muito sol, para me tornar grande e vermelhinho.

Depois os meninos iam colher-me, lavar-me-iam e viriam como os meus morangos são deliciosos.

 

Simão Costa

Se eu fosse uma sementinha


Se eu fosse uma sementinha era a coisa mais bonita que existia no nosso planeta, porque eu ia viver para debaixo da terra. Quando fosse o tempo para germinar eu aparecia todo sorridente e crescia muito rápido, para poder dar fruta e ser a alimentação de alguém que estivesse com fome.

Eu só de saber que era prestável para alguém ficava muito feliz, se esse alguém comer a fruta e voltar a colocar a sementinha na terra, eu iria multiplicar-me por muitas sementinhas e assim daria comida a muitas pessoas que têm filhos pequeninos, para eles também crescerem e poderem semear muitas vezes as sementinhas que eu fui reproduzindo.

 

João Oliveira


Se eu fosse uma sementinha


Se eu fosse uma sementinha de um morangueiro gostaria de crescer num quintal, gostaria que me tratassem com muito cuidado, que me deixassem ao sol, mas que me regassem!

Que tivesse donos cuidadosos e queria transformar-me num belo moranguinho.

Com moranguinhos muito vermelhos!



Madalena Brito

Se eu fosse uma sementinha


Se eu fosse uma sementinha gostava que fosse uma sementinha de trigo. Depois de ser lançada à terra teria que ser regada com água, nascendo assim mais tarde uma seara que depois de crescer e amadurecer com o sol, era depois colhida pelas ceifeiras – debulhadoras e mais tarde transportadas para os celeiros. A partir daqui seria levada para as moagens para fazer a farinha com que se faz o nosso apreciado pão que mataria a fome a muitos meninos no mundo.

 

Matilde Prates

Se eu fosse uma sementinha


Se eu fosse uma sementinha gostava de ser plantada na terra, com os meus amigos, gostaria de crescer tão linda com umas folhas grandes, ter umas lindas flores brancas, ter um caule castanho clarinho, o fruto bem doce, saboroso e avermelhado e uma raiz bem bonita e forte. Ainda não pensei que tipo de semente quero ser. Só sei que estou a pensar em ser um morangueiro!

Queria ter um coração bem forte, bonito e corajoso!

 

Madalena Paviliuc

Se eu fosse uma sementinha


Se eu fosse uma sementinha gostaria de ser uma semente de uma rosa, porque assim seria avermelhada, mas para ser uma rosa gira e avermelhada precisava que me cuidassem muito bem.

Se eu fosse uma semente gostaria que me semeassem num jardim e que houvesse uma menina que adorasse flores, e que gostasse muito muito de mim.

Mas se não pudesse ser uma rosa, gostaria de ser uma papoila, e queria ser plantada dentro de um vaso para que tratassem muito bem de mim.

Como flor gostava que me regassem com água todos os dias e me pusessem pela manhã ao sol, porque assim estaria sempre bem bonita.


 

Erica Silva Carvalho

Se eu fosse uma sementinha


Se eu fosse uma sementinha queria ser castanha e bem gordinha e rechonchuda.

Eu gostaria de ser atirada para um campo verdinho para poder nascer.

E ficar muito grande e forte quando chegar à fase adulta. Gostava de dar muitos frutos docinhos e apetitosos.

Para crescer muito é preciso a ajudinha dos meus amiguinhos o sol e a chuva.

O meu dono tinha de ser muito bonzinho e em cada dia tinha que me regar com água muito saudável para crescer muito e bem.

E ao fim de algum tempo transformava-me numa árvore que dá frutos muito bons e saudáveis.

E é assim ”Se eu fosse uma sementinha”.

 

Duarte Magro

Se eu fosse uma sementinha


Se eu fosse uma sementinha

Se eu fosse uma sementinha gostava de ser uma semente de um morangueiro.

Gostava de crescer rápido e ser uma boa planta e dar bons morangos. Se me regassem todos os dias de manhã dava morangos toda a primavera e verão. Seriam moranguinhos bem grandinhos e vermelhos para comer, bem deliciosos.

Gostava de ser uma sementinha de morangueiro porque os morangos são muito bons para comer, eu adoro.

E também porque são vermelhos como a cor que eu gosto.

 

Leonor Lin  Zhou

Se eu fosse uma sementinha


Se eu fosse uma sementinha gostava de ser uma sementinha da planta que dá os morangos.

Um senhor teria que me plantar na terra e regar-me todos os dias, precisava também de apanhar solinho para crescer rápido e saudável.

Quando crescesse seria um belo morangueiro e daria deliciosos morangos, muito vermelhinhos e doces.

Gostaria de ser esta sementinha porque adoro morangos, é o meu fruto preferido.

E a planta do morango é verde e dá flores brancas muito bonitas antes de nascerem os morangos.

 

Maria Boné